Nascida como cidade dos príncipes…
Foto http://www.nossajoinville.com.br/160anos/
Joinville ainda é das bicicletas
Crianças indo e voltando de bicicleta – com rodinhas na roda traseira e capacete na cabeça – pelos bairros, praças e parques da cidade. Operários e executivos dividindo o mesmo espaço nas poucas ciclovias joinvillenses para chegar ao trabalho. Tudo isso sem o barulho do motor de carros, motocicletas aceleradas, caminhões, ônibus e nem poluição. A cena descrita lhe parece utópica? Pode ser, se consi-derados os dias atuais, mas não se, de fato, vivêssemos na “Cidade das Bicicletas”.
Em 1950, Joinville foi agraciada com esse título. Na época, a cidade com pouco mais de 18 mil habitan-tes tinha oito mil bicicletas. Hoje, estima-se uma população de mais de 500 mil habitantes e cerca de 250 mil bicicletas. Motivo mais do que justo para que o título seja mantido. Na cidade, a média é de 7,8% de viagens diárias dos joinvilenses fei-tas de bicicleta, enquanto a média nacional levantada pelo Ministério das Cidades é de 1,75%. “O interes-sante é que 90% destas viagens de bicicleta na cidade são feitas para ir e vir do trabalho”, destaca Vla-dimir Constante Tavares, diretor-executivo da Fundação Instituto de Pesquisas e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville (Ippuj).
Outra média interessante é a de uma bicicleta para cada dois habitantes. Dado signifcativo, principalmente se levado em consideração que, nos dias de hoje, diferente da década de 1950, apresenta-se um número exage-rado de carros e motos.
Mesmo assim, a boa e velha “magrela” ainda está na moda. O aumento – lento, porém continuado – da instalação de ciclovias nos úl-timos anos, tem contribuído para o aumento signifcativo dos usuários de bicicleta.
Atualmente Joinville conta com 67 quilômetros de ciclovias. Outros 83 quilômetros estão inclusos em projetos já elaborados pelo Ippuj e serão contemplados nos projetos Pró-Transporte e BNDES III. Por ser um método de transporte com baixo ou nenhum impacto am-biental, e baixo custo de aquisição e manutenção, o uso das bicicletas é incentivado pelos governos.
Joinville tem também um museu da bicicleta
A “Bicicleta do Mês” é escolhida pelos visitantes presenciais do museu, entre as peças do acervo expostas no MUBI. Na medida em que nossas páginas com peças do acervo forem aumentando, os internautas que acessarem nossa página, poderão, em futuro próximo, participarem da escolha.
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A bicicleta eleita trata-se de um modelo especial “fora de série”, produzida pelo artista plástico paulistano, Israel Nicolau, um expoente no ramo das bikes diferenciadas. Esta peça foi toda confeccionada com vergalhão Gerdau G-50, material específico para o segmento da construção civil. Sua base geométrica é o de uma bicicleta masculina aro 26, equipada com freio contra-pedal, ano 2004. ESTADO: original/conservada |
Fontes:
http://www.museudabicicleta.com.br/index.html
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Retirado de Jornal Notícias do Dia, 07 e 08/02/09
Última atualização ( Ter, 10 de fevereiro de 2009 18:38 )