Previsão da WGSN destaca 4C’s como macrotendências para 2023. Confira o reflexo disso na moda da próxima estação!
2023 promete ser o ano das possibilidades. O ano em que será possível viver um mundo mais bonito e alegre, sem as incertezas que tornaram-se sombra nos últimos anos. Não é à toa quando dizemos que a moda é um reflexo do consumidor, do nosso comportamento e de tudo que acontece ao nosso redor. Antecipando as tendências, o SPFW n53, que aconteceu na última semana, mostrou que não está para brincadeira, nos entregando as maiores apostas para a próxima temporada, a tão esperada Primavera/Verão 23.
E é claro que a WGSN fez a sua previsão para o próximo ano baseada no comportamento geral do consumidor pós-pandemia, o que chamaram de 4C’s: conexão, conservação, comunicação e comunidade. A partir disso, é possível observar algumas macrotendências e direcionamentos estéticos que vão chamar nossa atenção em breve, confira abaixo:
Play nos esportes
Se em 2021, todos os olhos se voltaram às Olimpíadas de Tokyo, nos anos seguintes, esse foco continua sendo o mesmo. Das quadras para as ruas, os esportistas influenciadores bombaram nas redes sociais! Mas você sabe qual a razão de boom? É simples! A gente quer movimento, quer velocidade e intensidade! Quer deixar a monotonia do isolamento de lado, abraçar esse contraste, cruzar a linha de chegada e quebrar recordes! Esse é o contexto por trás da estética esportista, que cria uma performance única ao lado de outros elementos chamativos, como o glamour, a alta costura e o conforto, é claro!
SEXYBACK
Essa é mais uma tendência que responde fortemente ao tempo de incertezas que vivemos nos últimos anos. Em 2023 será o ano de extravasar! Um ode ao prazer, às alegrias e a máxima expressão! Serão tempos de celebrar o prazer, rompendo barreiras e deixando aflorar a mais pura sensualidade, genuína e espontânea. Com isso, temos o retorno do estilo sexy. Mas, assim como a estética do esporte, o sexy vem à tona com outras correntes e vertentes, que podem ser românticas e até mesmo históricas, como o dark academia, com suas minissaias, rendas e corsets.
Mood nostálgico
Já faz um tempo que estamos vivendo um looping vintage. Seja a volta dos anos 80, 90 e o maior retorno de todos: os anos 2000, estamos condicionados por um desejo irreversível de redescobrir as alegrias de um passado nem tão distante. Queremos a vida mais livre, mais orgânica, sem filtros. É aquele famoso “reviver os bons tempos da infância”. E vamos combinar que era bom demais, então, por que não revivê-la? Pensando nessa estética, resgatamos peças com brilhos, transparências, tecidos e acessórios acetinados e muitas festividades ao longo do ano.
Gostou do conteúdo de hoje? Acompanhe as redes sociais da Consciência Jeans e fique por dentro das novidades.