Se você faz parte dos profissionais que estão em regime híbrido, confira nossas dicas para turbinar seu home office!
Apesar de muitas empresas terem voltado ao regime presencial, o trabalho híbrido tornou-se uma realidade para diversas pessoas, especialmente nas capitais do país. Por essa razão, ter um espaço ideal para realizar o home office é algo super necessário, principalmente para que exista uma distinção entre a vida profissional e pessoal, buscando o bem-estar diário.
Afinal, com a jornada de trabalho cada vez mais intensa, é prioridade que alguns elementos dessa nova rotina sejam bem escolhidos, como a altura da mesa e a cadeira adequada, para evitar problemas de saúde a longo prazo, como dores nas costas, nos olhos e nas articulações. Além disso, é uma oportunidade para criar um certo aconchego e redecorar algum ambiente da sua casa: o escritório, por exemplo.
Confira abaixo, 4 dicas que vão te guiar nessa nova etapa!
Decoração e organização
Depois de escolher o seu espaço (de preferência sem distração), está na hora de deixá-lo do seu agrado. Aquele cantinho especial, sabe? Nesse momento, opte por cores claras e neutras, que serão grandes aliadas para uma rotina tranquila e harmônica. Depois é só deixar a criatividade rolar e incluir quadros, calendários, luminárias, livros e outros acessórios que combinem com o seu perfil e profissão. No entanto, é sempre bom lembrar que é preciso organizar tudo isso da melhor maneira. Não é à toa que dizem que uma boa organização aumenta nossa produtividade e bem-estar. E é exatamente isso que queremos! Portanto, invista em prateleiras, gavetas e caixas organizadoras.
Iluminação é fundamental
Trabalhar de casa implica diretamente em passar muitas horas em frente à tela do computador, o que pode ser bastante prejudicial para nossa visão. Portanto, é preciso pensar em alternativas que aliviem esse incômodo e a melhor delas é investir em um ambiente bem iluminado. Seja com luz natural ou artificial, o que importa é não permanecer no escuro. Para acertar na escolha da iluminação, o recomendado é que a tonalidade não seja nem tão branca, para não causar inquietação e cansaço e nem tão amarela para que a pessoa não fique 100% relaxada. Sendo assim, o ideal é comprar uma lâmpada amarela neutra de 3.000 K.
Acerte na escolha da cadeira
Tão importante quanto a altura da mesa, a cadeira do seu home office precisa ser confortável e adequada para sua postura e coluna, afinal, você passará boa parte do seu dia sentado. Só assim, você evitará aquelas dores na lombar que tendem a atrapalhar nossa produtividade. Na hora de comprar a sua cadeira, invista em modelos específicos para escritórios e não tenha medo de pagar um pouco mais pela qualidade do material.
Um toque de paz: plantinhas
Você sabia que ter plantas ao redor faz bem para sua saúde? Além de trazer a sensação do frescor da natureza, a cor verde pode aumentar em até 15% a sua concentração e produtividade, é o que diz um estudo publicado pelo Journal of Experimental Psychology: Applied. Em tempos de tanta ansiedade, a tranquilidade e paz que as plantinhas oferecem é uma ótima alternativa para dias mais estressantes. E as opções para o home office são inúmeras, podendo ser: cactos, suculentas e até mesmo a queridinha Jibóia.
Essas são algumas dicas que farão toda diferença no seu dia a dia de trabalho, mas lembre-se que é fundamental criar uma rotina que garanta conforto e bem-estar, tanto físico como emocional. Vale a pena tirar o pijama, escolher uma roupa para trabalhar, arranjar um tempinho para se exercitar, nem que seja para passear com seu pet, beber muita água e, é claro, sempre respeitar os seus limites.