Organizar os ativos e dermocosméticos tornou-se regra fundamental para criar uma rotina de skin cycling. Descubra como funciona esse novo conceito!
Mais uma vez o TikTok foi responsável por lançar uma nova tendência. Mas não estamos falando de moda. O tema da vez é sobre skincare. Mais especificamente sobre o novo conceito que surgiu na rede ao lado e que, provavelmente, virou pauta de conversa entre você e suas amigas: o skin cycling.
Mas não se preocupe se você ainda não ouviu falar sobre o termo. Aqui, explicaremos tudo para que você entenda o que é e como funciona essa nova rotina de autocuidado que surgiu com a médica dermatologista Whitney Bowe. E não é à toa que o assunto tenha viralizado, afinal, muitos outros dermatologistas deram o aval para esse novo método que é baseado na organização de ativos em busca de um resultado mais assertivo e saudável.
Antes mesmo de te contarmos exatamente como funciona o skin cycling, vale a pena lembrarmos que todas as rotinas de skincare, as quais já estamos acostumadas, seguem uma mesma régua padrão. E esse é, sem dúvidas, o maior desafio de todos os tempos, em especial, para as aficcionadas por beleza: saber qual é a ordem correta, ou ao menos ideal, dos produtos e ativos utilizados.

O que é skin cycling?
Traduzido do inglês, skin cycling quer dizer ciclo da pele. Ou seja, é um processo que consiste no método de rodízio de ativos durante a semana ou até 4 dias. Isso quer dizer que não é adequado aplicar várias vezes o mesmo produto em uma mesma rotina, pois isso poderá sobrecarregar a sua pele, irritando-a sem necessidade.
Outro ponto a ser observado é que devemos ter atenção à combinação de ativos que usamos no mesmo dia ou em um curto período de tempo. Por exemplo, alguns produtos juntos podem não sair de acordo com o esperado, causando um efeito rebote na pele. Já com o skin cycling, seu rosto tende a absorver todos os ativos de uma maneira muito mais uniforme e eficiente, sem agredir a pela. Veja abaixo o cronograma ideal de aplicação:
Como colocá-lo em prática?
Em geral, o skin cycling pode durar até 5 dias, mas isso pode depender de cada um. Se você tiver pele oleosa, opte por fazer apenas um dia de hidratação ao invés de dois. Mas vamos entender qual é a ordem ideal dos produtos:
Comece com os que tenham ativos esfoliantas, como o ácido glicólico. Depois vá para os retinóides e finalize com dois dias de alta hidratação e descanso para sua pele. Lembrando que as necessidades devem ser adaptadas para cada um e que o descanso é a parte mais fundamental de toda essa rotina personalizada. Já durante o dia, você deve manter sua rotina de skincare básica como uma boa limpeza, hidratante e, é claro, protetor solar!

Outro detalhe muito importante é que todo o processo de skin cycling deve ser realizado à noite, já que os ácidos esfoliantes e retinóis são fotossensíveis e podem manchar a pele à luz solar.
Veja o passo a passo adequado:
Dia 1: Ativos esfoliantes – ácido glicólico;
Dia 2: Ácido retinóico;
Dia 3: Descanso e hidratação;
Dia 4: Descanso e hidratação;
Dia 5: Repetir o ciclo.
Caso você tenha gostado da dica de hoje, deixe um comentário aqui embaixo e até a próxima!