Confira algumas atitudes e pequenos gestos que podem fazer a diferença socioambiental no seu negócio de moda.
Vivemos uma época de constantes transformações e não estamos falando apenas do universo digital, mas sim de uma era de mudanças que tem afetado diretamente o comportamento da sociedade e do consumidor.
Hoje, existe uma maior tomada de consciência em relação à responsabilidade socioambiental na hora de finalizar uma compra. É nesse contexto que o consumidor fica atento a cada detalhe da empresa: seus valores, missão, políticas e bastidores. Sendo a indústria da moda um dos setores que mais ganham os holofotes em relação a esse tema. Afinal, não falar de sustentabilidade nos dias atuais é tapar o sol com a peneira.
Consumidor exigente
A geração Millennial é uma das responsáveis por impulsionar essa nova reflexão socioambiental em diferentes setores da indústria, não é à toa que, em sua maioria, esse consumidor prefere comprar de marcas que possuem práticas responsáveis e sustentáveis.
É por essa razão que algumas empresas começaram a repensar sua estratégia de negócio, como temos realizado, aos poucos, aqui na Consciência. E para incentivar todos os empresários do setor de moda, listamos algumas atitudes simples que podem ser incorporadas, tanto no seu lifestyle como no seu negócio. Confira abaixo:
Linha ECO
Algumas da iniciativas que fazem da coleção ECO tão especial são as inovações inusitadas, simpáticas e inventivas, a exemplo do método SMART, um processo feito a laser, diminuindo 95% do consumo de água na produção das peças – o que significa uma economia de mais de 200 litros POR PEÇA! Além disso, os aviamentos são todos feitos a partir de matéria-prima que seria descartada, criando uma reutilização destes materiais, diminuindo a geração de resíduos e lixo.
Adeus, plástico
Passou da época de diminuirmos ao máximo, e se possível, eliminarmos em 100% o uso do plástico dentro das empresas. Por isso, já eliminamos esse material das embalagens de todas as compras realizadas através do e-commerce, seja no atacado ou no varejo.
Embalagem biodegradável
Há alguns meses, também adotamos uma política para trocarmos todas as embalagens e produtos da Consciência por materiais biodegradáveis, uma solução para que a decomposição seja natural após o uso e descarte da embalagem, diminuindo o impacto no meio-ambiente.
Reciclagem
Outra atitude, tão importante quanto as outras, é a reciclagem do lixo que é descartado na empresa. Para isso, você pode começar com o básico, dividindo as lixeiras e os materiais e, aos poucos, ir evoluindo, até ter a contratação de uma empresa de reciclagem.