Você sabe como usar protetor solar? Nós desvendamos tudo sobre esse produto e separamos dicas que vão te ajudar a descobrir o FPS ideal para sua pele!
Quando pensamos em verão, automaticamente lembramos do sol, calor, praia e piscina. Mas quase nunca damos importância ao protetor solar, sendo que ele é parte fundamental de uma boa rotina de skincare e, consequentemente, de uma pele saudável. E vale ressaltar que o uso desse cosmético é diário, independente da estação. Ou seja, até no frio você deve incluí-lo no seu dia a dia, ainda mais no Brasil, um país tropical que recebe bastante incidência de luz solar.
No entanto, não basta comprar um protetor solar e começar a usá-lo. É preciso entender um pouco mais sobre como funciona esse dermocosmético, como ele age na pele, por que é tão importante e qual é o tipo ideal que mais vai funcionar para você, de acordo com as suas necessidades.
Vamos lá?
Por que o protetor solar é, de fato, tão importante?
Independente da estação, precisamos ter em mente que os raios solares são uma forma de radiação e que, de um jeito ou de outro, interferem sim na nossa pele. Existem dois tipos de raios: o UVA e o UVB, sendo o primeiro muito mais prejudicial, pois penetra bem fundo nas várias camadas da nossa pele. Já o raio UVB está amplamente relacionado às queimaduras mais superficiais, ou seja, sem tantos malefícios.
O mais importante é que quando entram em contato com nosso corpo, os raios podem alterar nosso DNA, ou seja, são responsáveis pelo surgimento de melasmas, manchinhas e até mesmo rugas precoces – coisa que a gente não quer de jeito nenhum! Mas dá pra ficar pior. O câncer de pele é um dos que mais mata pessoas no nosso país e, em sua maioria, é ocasionado a partir da alta exposição do corpo, quando não protegido corretamente, aos raios solares. É aqui que entramos nos benefícios de se usar filtro solar. Mas antes disso, que tal entender como esse produto funciona na nossa pele? Continue a leitura abaixo.
Mas como esse produto funciona?
Podemos dizer que o protetor solar é revolucionário! Isso porque ele tem a capacidade de criar uma barreira protetora em nossa pele, impedindo a passagem dos raios solares e mantendo nosso DNA intacto. Mas nem tudo é perfeito. É preciso lembrar que cada protetor terá suas instruções de uso. Por exemplo: a maioria deles necessita uma ou várias reaplicações ao longo do dia, em especial, se você lavar o rosto. Sem essas orientações, o produto perde a eficácia e não faz milagre.
Quais são os tipos de protetores solares do mercado?
Se você é do time que não gosta de produtos pegajosos, escolha o protetor solar líquido. Por ter uma textura bem leve, quase aquosa, ele se espalha com bastante facilidade e é absorvido de maneira muito mais rápida! Caso você tenha uma pele seca, opte por um filtro solar cremoso. Essa versão oferecerá mais hidratação e resistência, sendo bastante indicada para peles maduras e que sofrem com a diminuição do colágeno natural.
Caso você opte por estender o uso do protetor para todo o corpo, o ideal é comprar uma versão em spray, que facilitará muito a aplicação, além da rápida secagem. Para quem tem a pele oleosa, existem dois tipos de protetores que vão fazer a diferença no seu dia a dia, são eles: gel ou pó. Ambos são indicados para esse tipo de pele por oferecerem cobertura natural, sem oleosidade e que pode ser aplicado tanto antes (gel) como depois (pó) da maquiagem.
Como escolher o protetor e o FPS ideal para minha pele?
Agora que você já entendeu mais sobre o produto e sua importância diária, que tal algumas dicas para poder escolher o protetor mais adequado para o seu tipo de pele?
Antes de tudo, devemos levar em consideração 4 fatores essenciais: tom da pele, tipo de pele, alergias e estação do ano. Para peles negras, o ideal é usar um FPS 15. Para os outros tons, indicamos o uso do FPS 30 e, dependendo da pessoa, aumentar até 50.
Sobre os tipos de peles, devemos considerar as secas, mistas e oleosas. Como dissemos anteriormente, caso você tenha uma pele oleosa, escolha um filtro solar em gel ou pó, jamais o cremoso! Outro fator importante é saber se você tem alergia a algum componente da fórmula, mas muitas vezes só descobrimos testando. Em todo caso, leia a embalagem do produto para conhecer melhor sobre as especificações. Por fim, mas não menos importante, que tal considerar a estação do ano na hora de finalizar a compra? Afinal, quanto mais calor, maior o FPS.
Dá pra reforçar ainda mais a proteção?
Sim! E é mais fácil do que você imagina. Além de evitar a exposição em horários mais quentes, como o famoso sol do meio dia, aposte nos acessórios. Podem ser óculos ou até mesmo bonés, que, além de tudo, trazem muito estilo e autenticidade ao visual!
Se você gostou da dica de hoje, deixe um comentário aqui embaixo e até a próxima!