O mundo mudou. E sua loja precisa entender qual é o novo comportamento do consumo e do consumidor pós-pandemia.
Segundo relatório de previsões da WGSN, o mundo está mudando de uma maneira muito rápida. Diariamente vemos novas transformações surgindo, desde telas digitais à democratização de casas inteligentes. Um novo estilo de vida está sendo incorporado e isso não se restringe apenas ao ambiente pessoal de cada um, mas alcança a esfera do trabalho e o modo como o consumidor enxerga sua marca.
Consequências da pandemia, tais mudanças exigem que as empresas se adaptem a uma nova realidade, com mais flexibilidade, criatividade e resiliência. A vida está voltando a seu curso normal e é necessário que o consumo vá muito além de produtos catalogados, mas sim que ofereçam experiências, afinal, existem novos tipos de consumidores. O objetivo é um só: compreender o que cada consumidor quer para ser assertivo na conversão das suas vendas.
Mas antes mesmo de sabermos quais são os três novos perfis de consumidores, é preciso entender quais são os sentimentos que predominam entre eles. O primeiro é o medo, acompanhado das incertezas sociais, ambientais e financeiras. Outro sentimento dominante é a dessincronização social, que significa entrar em uma rotina de instabilidade, cada indivíduo com um ritmo diferente. Muito disso se deve também ao fato da jornada de trabalho ser muito maior que antes, culminando na falta de interação entre as pessoas.
Em contrapartida também há a ascensão da resiliência equitativa, que nos dá a capacidade de reflexão, recuperação e adaptação às novas mudanças, com um olhar até que positivo para o futuro. Falando em ótica cor de rosa, o otimismo radical surge como um ato de resistência e coragem.
Agora que você já conhece o que há por trás de cada um, atente-se aos 3 novos perfis que vão guiar suas próximas estratégias de marketing:
CONSUMIDOR ESTABILIZADOR
Mais conhecidos como Millennials e Geração X, os consumidores estabilizadores priorizam a estabilidade em todos os aspectos da sua vida. Isso pode ser entendido como uma reação ao sentimento eterno de incerteza e também à falta de sincronia social, como mencionamos acima. É um perfil de pessoas que começa a abandonar aquela ideia antiquada de produtividade e passa a escolher a aceitação radical.
Como alcançar esse consumidor?
- Valorize a simplicidade – aposte em uma experiência de compra mais simples e foque em embalagens mais diretas e objetivas;
- Crie uma experiência mais “zen”, que reduza a ansiedade;
- Mantenha sua comunicação unificada– reduza gastos em anúncios e oriente uma comunicação mais objetiva. Abrace o conceito “menos é mais” e evite bombardear o seu cliente com comunicações diárias.
COMUNITÁRIOS
Os comunitários querem, a todo custo, redefinir o ciclo global de agendas cheias e compromissos profissionais frenéticos, transformando tudo ao seu redor. Esse grupo também é formado por Millennials e pessoas da Geração X e buscam fincar raízes em suas comunidades, mas não em suas carreiras, inaugurando uma nova era do localismo.
Como alcançar esse consumidor?
- Revisite seus arquivos – apostando em um comércio com viés cada vez mais sustentável;
- Comércio social hiperlocal – identificação de plataformas de comércio social e investimento nas parcerias estratégicas que melhor se alinhem aos seus produtos / serviços;
- Cidades do interior também são importantes – dê a chance para estratégias de microabastecimento com lojas locais.
NOVOS OTIMISTAS
Formado por diversos grupos de idades, os novos otimistas representam desde a Geração Z aos Baby Boomers, sendo que o mais importante para todos eles é o apetite voraz pela felicidade.
Como alcançar esse consumidor?
- Comércio em livestream: uma aposta de vendas que vem chamando muita atenção;
- Compras em RA/RV: do hype à conveniência – fazer uso da realidade aumentada e virtual para que exista a oportunidade de experimentação compartilhada;
- A evolução dos serviços sob demanda – simplificação da experiência do usuário dentro dos aplicativos. Quanto menos etapas, melhor.
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