Conheça um pouco dessa tendência de negócio e aprenda a incluir o Live commerce na sua estratégia de vendas.
Muito popularizada na China, o Live commerce finalmente chegou ao Brasil e tornou-se um verdadeiro fenômeno, sendo considerada um dos principais canais de venda do varejo. Mas você sabe exatamente como é esse formato de negócio? A Consciência te explica aqui nesse artigo!
Neste modelo de comércio digital, uma marca ou pessoa escolhe fazer uma transmissão ao vivo apresentando e testando produtos que podem ser comprados pelos espectadores em tempo real! É isso mesmo, uma conversão quase que instantânea! O sucesso na Ásia foi tão grande que, inclusive, existem profissionais somente para comandar Live commerces; já aqui no Brasil, o ideal é selecionar um influenciador com um excelente poder de vendas. Mas isso vai de acordo com o viés e posicionamento da sua marca, afinal, tudo precisa fazer sentido dentro do seu brandbook.
Mas qual é a diferença de vender meu produto em um live ou no meu e-commerce?
A diferença é a maior oportunidade de concretizar essa venda a partir de um novo formato, que foge totalmente do convencional, trazendo uma nova experiência para o seu consumidor. No Live commerce você não encontra somente produtos, você tem uma boa dose de entretenimento, entrega de conteúdo, integração de diferentes mídias e interação com seu cliente. E durante tudo isso, a tão sonhada venda. É a mudança de foco de apenas vender para proporcionar uma experiência de compra prazerosa.
E o que eu preciso para criar um Live commerce?
Antes de tudo é preciso que você saiba que não é bacana fazer um Live commerce simplesmente para dizer que fez. É preciso fazer algo de qualidade, afinal, o intuito aqui é criar uma ótima experiência para o seu usuário e não o contrário, não é mesmo?
Como dissemos anteriormente, você precisa encontrar um bom influenciador para conduzir a live, alguém que seja querido pelo público e que dê match com a sua marca ou alguém que realmente seja parte do seu negócio. Além disso, é preciso oferecer um conteúdo de excelente qualidade, com uma pitada de humor, empatia, inclusão e uma certa intimidade. É isso que vai despertar um maior interesse no seu espectador. Lembre-se que aqui o intuito é engajar e para isso, precisamos de um bom entretenimento!
Indo um pouco mais além, também é preciso que sua marca tenha uma boa estrutura para realizar um Live Commerce, por exemplo: é necessário realizar a integração de várias tecnologias; produzir e veicular conteúdo ao vivo; criar a cenografia; realizar o treinamento dos apresentadores e fazer a rápida gestão das interações. E claro, seu site não pode travar bem na hora da compra.
Isso tudo será potencializado com a chegada efetiva do 5G, da Inteligência Artificial e da ascensão das carteiras digitais que, apesar de já se fazerem presente no nosso dia a dia, ainda tem muito a evoluir.
Mais inclusivo e mais real
Outra grande vantagem do Live commerce para a indústria da moda é que é possível convidar diversos influenciadores com biotipos bem diferentes um do outro para que experimentem as peças e mostrem “ao vivo e a cores” para os consumidores sintonizados na live. Isso gera total sentimento de identificação, realidade e confiança no cliente, oferecendo a verdadeira dimensão de como a peça ficaria no corpo dele, eliminando uma fronteira que ainda temos na jornada de compra online.
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