O mundo está cada vez mais sustentável, isso nós sabemos. Mas você conhece as principais palavras e expressões dessa moda? Confira abaixo.
Fazer parte do mercado fashion e ignorar o meio ambiente está completamente fora de moda. Não é à toa que as marcas estão, cada vez mais, investindo em coleções sustentáveis, além de práticas voltadas para minimizar os efeitos na natureza. Isso vai desde a escolha das matérias-primas até a reutilização ou economia da água.
Essa é uma virada de chave que se faz muito necessária nos dias atuais, em especial por conta do próprio consumidor, que busca por transparência, ética e confiança e não apenas por um produto. Para isso, é preciso que todos os processos da empresa estejam alinhados a algum valor, de preferência com relação à causas maiores, envolvendo responsabilidade social e/ou ambiental.
Na indústria da moda, o que nos resta é encontrar soluções viáveis para reduzir os níveis poluentes e com isso, vão surgindo várias ações, palavras e até expressões
Encontrar soluções para fazer da indústria da moda um setor menos poluente é a missão de todas as confecções. E com isso, surgem novos nomes, palavras, expressões e até instituições que você ainda não deve conhecer. Por isso, preparamos um pequeno glossário para servir como um verdadeiro guia para te ajudar a embarcar nessa nova era sustentável.
moda sustentável
Para início de conversa, precisamos entender exatamente o que é a moda sustentável, afinal, esse é o ponto inicial da nossa conversa. O termo surgiu há alguns anos quando a ONU, em 1987, definiu sustentabilidade como:
“Um desenvolvimento que atenda às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades.”
ONU
Isso representa uma moda que tem como objetivo principal idealizar, fabricar e consumir roupas com responsabilidade, com pouco ou quase nenhum prejuízo ambiental.
biodegradável
Ser biodegradável significa ter uma decomposição fácil no meio ambiente. Ou seja, são matérias-primas que se decompõe devido ação de microorganismos em questão temporal de semanas ou meses, não mais que isso, retornando para terra sem precisar de qualquer processamento, o que não acontece com materiais como o plástico, por exemplo.
upcycling
O upcycling é uma das técnicas que faz a moda circular. Esse recurso consiste em tecidos que seriam descartados, agregando valor às peças ou matérias-primas que, muitas vezes, são renunciadas pela indústria da moda, apesar de estarem em bom estado. Além de ser sustentável e inovadora, é uma excelente opção para soltar a criatividade e confeccionar peças autênticas e personalizadas.
slow fashion
Muito se fala e se sabe sobre o fast fashion, que são as famosas lojas de departamento com novidades e tendências toda semana. Mas, quando o assunto é sustentabilidade, quem ganha a cena é o slow fashion, que o próprio nome já traduz: consumo mais lento.
É comprar menos, mas comprar de maneira assertiva, priorizando a qualidade e não a quantidade. Ao invés de comprar as trends da moda, você comprará peças que tem a ver com o seu estilo e que terão uma excelente durabilidade. Um bom exemplo disso é comprar uma calça jeans, afinal, o denim é um tecido para vida toda.
fibras naturais
Já falamos das “fibras naturais” por aqui, mas agora você vai entender, ao certo, o que isso significa. As fibras naturais tem total relação com a moda sustentável, pois são de origem vegetal ou animal, biodegradáveis e quase não possuem uma pegada de carbono. O algodão, a seda e a lã são bons exemplos.
fashion revolution
Provavelmente você já ouviu falar de Fashion Revolution, principalmente nas redes sociais. E não é à toa. O movimento está relacionado à tragédia do Rana Plaza, que aconteceu em 2013 na periferia de Daca, em Bangladesh, e sua criação marca o primeiro aniversário do desastre que mudou todo o mindset da indústria da moda. O objetivo do movimento também se resume no uso da hashtag #QuemFezMinhasRoupas. Segundo a revista ELLE, o Índice de Transparência na Moda é outro braço de atuação do movimento. Confira mais sobre clicando aqui.
Gostou do conteúdo de hoje? Então aproveite e deixe seu comentário aqui embaixo!