Olá,
É claro que uma peça tão revolucionaria no mundo da moda deveria ter um dia comemorativo especial só para ela. O dia mundial do jeans já está chegando e pensando nisso resolvemos relembrar alguns acontecimentos que mais marcaram toda a história do nosso querido jeans. Acompanhe e saiba tudo sobre o famoso denim!
Acontecimentos que tornaram o denim ainda mais especial
Tudo começou lá em Nimes, uma cidade da França que fabricava um tecido de algodão trançado que aos poucos foi se popularizando nos Estados Unidos e em 1792 deram o nome de denim (tecido de Nimes), como antes era conhecido.
Aproximadamente em 1860, o alemão Levi Strauss vindo de família com negócios na área têxtil, viu uma oportunidade de melhorar a vida dos garimpeiros na época que não tinham roupas adequadas para desempenhar suas árduas funções.
Foi aí então que Levi criou a primeira calça jeans, com material resistente e ideal para trabalhos que exigiam esforço por longas horas e foi um enorme sucesso.
O primeiro lote de calças que Levi criou juntamente com Jacob Davis se chamava 501, que deu origem ao modelo mais clássico da empresa.
E foi exatamente em 1873 no dia 20 de maio que foi concedida a Levi Strauss e Company a patente para criação das calças jeans com rebite de cobre reforçado.
A partir de 1950 o denim ganha sua popularidade graças aos rebeldes de plantão e ícones da música e do cinema como Marlon Brando, James Jean e Elvis Presley. A peça remetia à liberdade de expressão que os jovens lutavam com unhas e dentes.
Até então o jeans era fabricado para um estereótipo masculino e foi quando ninguém menos do que a diva da época Marilyn Monroe apareceu em fotos usando uma calça jeans e também outro ícone sensual Brigitte Bardot aparece em poses pra lá de sensuais com um shortinho jeans.
Porém a moda feminina ainda estava relutante quando inserir a peça no guarda-roupa feminino. Foi só em 1970 que Calvin Klein resolveu colocar na passarela a peça jeans unissex e imagine só foi um estouro, todo mundo queria ter uma calça jeans para chamar de sua.
Ainda nos anos 70 um modelo que foi ícone da época é a calça flare que foi imortalizado pela atriz do filme As Panteras Farrah Fawcet. O modelo estourou em vendas e veja só ele está sempre voltando pra gente.
Já em 1990 o jeans chegou com tudo no topo da tendência, o jeans foi a peça mais usada nessa época, jardineiras, shorts, saias e jaquetas foram as preferidas dos jovens. O look all jeans calça jeans + jaqueta jeans foi febre na época.
E no ano de 2000 a diva do pop Britney Spears popularizou a calça jeans de cintura super baixa. O modelo foi adotado pelas dançarinas de funk no Brasil por ser uma calça com bastante elastano que dava maior poder de movimento, sem contar que era super sensual.
A partir de 2005 o mercado da moda vem apostando muito no tecido denim e daí então foram desenvolvidos inúmeros estilos de calças jeans e também muitas lavagens diferenciadas para todos os gostos.
E hoje a peça jeans é indispensável e obrigatória em qualquer guarda-roupa de uma pessoa que quer criar vários looks práticos, modernos e despojados. A tendência de 2016 é muito jeans e sua popularidade não para por aí, ainda veremos muito essa peça sendo destaque nas passarelas mais cobiçadas de todo o mundo.
Você encontra jeans na loja Consciência Jeans. Visite a Loja de Jeans no Brás na Rua Mendes Junior, 395 ou na Rua Xavantes, 173 em São Paulo ou encontre um revendedor na sua cidade, veja aqui os locais.