Olá,
Hoje em dia temos uma incrível variedade de modelos do nosso querido denim. Mas nem sempre foi assim, antigamente o jeans era considerado uma peça super básica e tinha apenas 1 modelo de calça jeans.
Com o passar dos tempos foram criando novos modelos de calças jeans até que surgiu a jardineira jeans e outras peças para incrementar ainda mais o visual. Hoje vamos te contar um pouquinho mais da história da jardineira, peça hit dos anos 90 e que voltou tudo com os looks das fashion girls. Confira!
Como surgiu a jardineira jeans e como ela influenciou a moda
Tudo começou lá na época das grandes indústrias de 1750, este modelo foi criado especialmente para os operários da época. Ele continha bolsos frontais e laterais que possibilitavam os funcionários guardar todo tipo de ferramenta durante o trabalho.
A peça era confeccionada em linho e algodão muito confortável e resistente para aguentar um dia inteiro de trabalho duro. Durante a após a primeira guerra mundial, o modelo passou a ser utilizado também pelas mulheres operárias.
Já em 1930 o modelo começou a ser utilizado pelas crianças da época como uniforme escolar. Eram mais simples e de cores neutras confeccionados em algodão, também existia a opção em jeans para as crianças.
E no ano de 1960 a jardineira jeans virou artigo de moda após os grandes nomes da época saírem por aí com a peça. Ninguém menos do que Marilyn Monroe e Elvis Presley lançaram essa moda despojada e prática para o dia a dia.
Não demorou muito para que as grandes grifes da época apostassem no modelo e marcas como Chanel e Levi’s criaram modelos ainda simples, porém, muito com toque fashion.
Foi em 1970 que as jardineiras apareceram mais curtas como shortinho e saia, nesta época o jeans já era tendência total e muitas peças foram criadas como o vestido jeans, calça flare e jeans destroyed.
Em 1990 a jardineira jeans foi tendência de moda jovem e conquistou muitas adeptas a peça confortável e que expressava toda a essência adolescente.
A partir do ano 2000, as jardineiras começaram a aparecer em tons, estampas e texturas diferentes. Não existia somente a opção jeans e ela começou a ser usada em várias ocasiões.
No ano de 2014 ela apareceu com tudo nas passarelas e foi uma forte tendência, que combinava com outras peças de cores diferentes.
E atualmente a peça é muito usada pelas mais famosas celebridades. Existem vários modelos e estilos de jardineiras jeans e também em outros tipos de tecidos. Uma peça democrática que não pode faltar em um guarda roupa como peça curinga.
Você encontra jardineira jeans na loja Consciência Jeans. Visite a Loja de Jeans no Brás na Rua Mendes Junior, 395 ou na Rua Xavantes, 173 em São Paulo ou encontre um revendedor na sua cidade, veja aqui os locais.