Você sabia que ter um jardim em casa pode ser uma ótima opção decorativa? Confira alguns exemplos e inspire-se!
Assim como os animais de estimação, encontrar um cantinho especial para suas plantas é uma ótima maneira de trazer mais vida e alegria ao ambiente. Além disso, ter um espaço para iniciar um jardim em casa ou até mesmo na sua empresa e ambiente de trabalho é uma excelente opção decorativa, que pode ser minimalista ou até mesmo uma selva urbana, tendência que tem conquistado cada vez mais adeptos nas capitais.
Por isso, engana-se quem acredita que a jardinagem é exclusiva para donos de grandes e verdes quintais ao ar livre. Pelo contrário, muitos moradores de apartamentos têm colocado plantas em cada parte do imóvel com o intuito de trazer a natureza para a cidade, muitas vezes servindo até como uma forma de escapismo e terapia. Mas vamos às dicas práticas, só assim você poderá abrir a mente e incorporar esse lifestyle no seu lar, doce lar.
Jardim de Especiarias
Esse é o jardim ideal para quem gosta de cozinhar. Mesmo não ocupando muito espaço, é possível cultivar inúmeras ervas em vasinhos bem pequenos, como: manjericão, alecrim, cebolinha, salsinha, hortelã, tomilho e muitos outros temperos.
Jardim Vertical
Essa é a melhor opção de jardim para valorizar o ambiente, além de ser bem simples de fazer. Basta pendurar uma grade na parede escolhida e decorá-la com plantas trepadeiras, como a jiboia por exemplo, e criar um mood bem verdinho.
Jardim Suspenso
Você já ouviu falar em cachepot? Esse é um objeto que, por ser todo fechado, não deixa a água escapar e ainda dá um up nos vasos que você usar. Com eles, você consegue criar uma decoração suspensa, já que podem ser presos no teto através de correntes ou cordões.
Jardim em Vasos
Plantar em vasos é o clássico dos clássicos, mas se você souber usar a criatividade, terá um resultado muito moderno e interessante. E para colocar isso em prática, comece selecionando vasos diferentes entre si, tanto no tamanho, como no material, formatos e cores. Alguns podem ficar em móveis, outros pendurados e alguns no próprio chão.
Quais plantas são recomendadas para esses ambientes?
Uma coisa é fato. Depois que você começar a incluir plantinhas na sua casa ou apartamento, será difícil parar. E o melhor disso tudo é que elas são muito bem-vindas em praticamente todos os ambientes, nos mais óbvios como sala de estar e varanda e até mesmo em dentro de banheiros e na cozinha. Mas lembre-se que existem plantas mais adequadas do que outras para certos tipos de ambiente. Para mantê-las no apartamento, essas são as espécies recomendadas:
🌵 CACTOS: Se você é daquelas pessoas que, vez ou outra, esquece de regar suas plantas, o cacto é ideal para sua casa, já que vive muito bem em condições extremas, com solos mais secos. Uma dica é adicionar areia com terra no vaso para auxiliar na drenagem. Lembre-se que precisam de, pelo menos, 1 hora tomando sol e pouquíssima água.
🍃 COSTELA DE ADÃO: precisam de luz, mas não daquele sol intenso que bate diretamente na planta. Durante a primavera, lembre-se de podar seus galhos e programe-se para regá-la sempre que a terra estiver seca.
🌱 JIBOIA: essa é trepadeira mais queridinha dos jardins de casa e precisa ser regada de 2 a 3 vezes por semana. Gosta de luzes indiretas e é perfeita para decorar o ambiente, além de ser super resistente.
🌿 SAMAMBAIA: Essa planta prefere ambientes com baixa circulação de ar e iluminação bem suave. São lindas, porém delicadas. Quando for regá-la, o ideal é molhar a terra e não as folhas, pois podem encharcar com facilidade.
Agora que você já está preparado(a) para cultivar um jardim em casa, aproveite e confira outros hábitos saudáveis que vão te ajudar a começar bem o dia e manter uma rotina tranquila e positiva.