A próxima estação será muito colorida, mas você sabe como montar looks e usar as cores a seu favor? Aprenda o que é círculo cromático e como ele pode te ajudar.
Às vezes a vida é feita de esquemas. Brincadeiras à parte, mas saber algumas regrinhas ou dicas valiosas podem nos ajudar muito a economizar tempo e, mais que isso, criar looks e propostas cada vez mais elegantes, atualizadas e super fashionistas. Afinal, usar só a criatividade pode não ser suficiente na hora de montar o seu look à prova de erros. É preciso conhecer os elementos, texturas, tecidos, caimentos e, principalmente, as cores. Para te auxiliar nessa lição de casa, o primeiro passo é entender o que é e como funciona o famoso círculo cromático.
Apesar de parecer um pouco complexo, já adiantamos que ele é uma verdadeira bússola fashion quando o assunto são as cores. Com ele, você aprenderá a criar combinações inusitadas e muito sofisticadas, adequadas para diversas ocasiões e moods do seu dia. Vamos compreender melhor? Acompanhe abaixo:
Círculo Cromático: o que é?
É uma ferramenta ou como dizem, uma paleta, muito utilizada para descobrir a harmonia perfeita entre as cores básicas e variantes. Ao todo, são 12 cores, divididas em primárias (amarelo, azul e vermelho), secundárias (laranja, verde e violeta) e terciárias (um mix entre as cores secundárias). A partir dele, conseguimos ter uma noção melhor sobre contrastes, luminosidade, sombra e saturação das cores. Saber tudo isso é fundamental para que você crie looks incríveis e bem coordenados, que podem chamar atenção, caso esse seja o seu objetivo, ou algo mais discreto e sutil. O que importa é ter harmonia no resultado final.
Não é à toa que existem 3 tipos principais de harmonias cromáticas:
Monocromática
Essa é a combinação mais fácil e prática que existe, afinal, o esquema aqui é escolher apenas uma cor e cair na tinta! O truque está em como utilizamos essa cor em diferentes tonalidades, que podem ser mais saturadas e vibrantes ou em tons pastel, por exemplo. Para entrar nesse clima, vale a pena até investir em acessórios e sapatos na mesma paleta. O resultado? Silhueta alongada, máxima elegância e atitude fashion!
Análogas
Cores análogas são cores vizinhas. Ou seja, estão uma do lado da outra no círculo cromático. Vamos tomar como exemplo uma das combinações análogas mais apaixonantes: o rosa e o vermelho. Se pensarmos com um viés mais técnico, são representadas por uma cor primária (vermelho) e duas cores fronteiriças (rosa e laranja) no círculo.
Ainda sobre looks, esse tipo de combinação é muito bem-vindo no mundo fashion, pois é a base perfeita para a tendência color block, que se define por criar blocos de cores em um mesmo visual. Portanto, é válido investir em blazers, casacos estruturados e tricôs. Se a ideia for usar calça, aposte na sarja ou até mesmo na alfaiataria. Mas lembre-se que as possibilidades são infinitas.
Complementares
As cores complementares são aquelas que estão opostas dentro do círculo cromático, como é possível ver na imagem acima. Veja alguns exemplos clássicos: azul + laranja, roxo + amarelo, verde + rosa. Essas já valem a aposta, pois resultam em propostas muito ousadas e alegres! Aliás, quem investe nesse tipo de combinação quer entregar uma imagem dinâmica, de criatividade e comunicação. Em geral, as cores que se complementam são formadas por uma cor quente e outra fria, trazendo a harmonia ideal.
Usar as cores dessa forma é uma boa pedida caso o intuito seja trazer pontos de destaque ao visual, sendo também muito utilizadas no color block. E o melhor de tudo, não precisa se prender em peças lisas… Podem apostar em roupas estampadas também, como Poá, Pied de Poule e Listras.
Gostou do conteúdo de hoje? Então deixe seu comentário aqui embaixo e não deixe de acompanhar nossas redes sociais para conferir as peças coloridas que estão chegando na Consciência!