A Casa de Bilbo Bolseiro em O Senhor dos Anéis inspira a criação de casas construídas sob encostas consideradas ecológicas pois consomem muito menos energia. Telhados Verdes e Jardins Verticais, tem aparecido como outras duas iniciativas que também contribuem com o meio-ambiente.
Clique na imagem e veja a matéria original
A entrada de uma casa de Hobbit, do Senhor dos Anéis.
O vilarejo dos pequenos Hobbits criado por J.R.R. Tolkien no clássico O Senhor Dos Anéis tem um charme próprio e bucólico, em especial as pequenas casas subterrâneas, escavadas nas encostas das colinas. O conceito saiu das páginas da ficção para ganhar as montanhas da vida real, mas com espaço suficiente para que nenhum Gandalf tenha que se abaixar para entrar.
Interior da casa de Bilbo Baggins. No futuro, a casa Hobbit foi herdada pelo herói Frodo.
Veja a foto do condomínio “Casa Terra”, composto por nove casas construídas sob uma encosta. A vantagem de casas desse estilo é que elas consomem muito menos energia para esquentar ou esfriar, já que a terra funciona como um isolante térmico. O projeto é assinado pelo escritório Vetsch Architektur. As residências verdes são uma tendência que ganha cada vez mais espaço. (…)
Você gostaria de morar em uma casa com esse conceito?
Há quem já tenha ido a fundo nesta idéia, a revista Galileu publicou a seguinte matéria:
Família constroi casa de Hobbit com R$ 8 mil
Cansada de pagar hipoteca, família britânica faz casa em encosta de colina com restos da floresta
por Redação GalileuDepois de quase uma vida pagando hipoteca, a família Dale decidiu agir. O pai, Simon, começou a construir uma casa na floresta. Mas o projeto do britânico não foi nada modesto. Com apenas martelo, instrumento para esculpir madeira e serra, ele fez uma verdadeira casa dos Hobbits no País de Gales.
Enquanto a família procurava por um local para fazer sua casa, o dono área deixou que ficassem lá e doou madeira para a construção, em troca, a família deveria tomar conta da área para ele. As paredes são de lama, o banheiro é também uma composteira e a energia vem de painéis solares.
Atualmente a família virou uma espécie de atração local com sua casa de Hobbit sustentável.
Clique na imagem e veja a matéria original
Fontes: