Acompanhar as transformações digitais é de suma importância para fortalecer a sua marca e negócio.
A importância do digital para sua marca é uma tendência de mercado que veio para ficar. Com tantas transformações nesse cenário inovador, é preciso atenção às boas práticas, conhecimento de dicas e ferramentas que podem garantir o sucesso do seu negócio. Inclusive várias marcas já surfaram nessa onda do marketing digital e do omnichannel e conquistaram, não só o seu espaço no mercado atual, mas também a confiança e fidelidade de seus clientes.
Transformação Digital, não dá para fingir que não viu.
É o novo mindset. Muito mais do que uma revolução, trata-se da mentalidade que vem transformando as empresas. Apesar de envolver diversas mudanças estruturais, a transformação digital atinge todos os setores de um negócio, com um novo olhar para as coisas, um olhar com lentes tecnológicas. A partir disso, as marcas tendem a prestar mais atenção em algumas esferas, como: o foco no seu cliente, a cultura de feedbacks, mindset digital, frequente capacidade de adaptação, experiência do usuário e metodologias ágeis.
Presença digital confirmada!
Parece fácil, mas não é. Para ser uma marca com presença digital, é preciso frequência. Não basta estar somente presente nas redes sociais, é preciso oferecer conteúdo de qualidade para os seus clientes. Presença digital é o modo como o seu negócio se posiciona nos meios digitais para alcançar resultados efetivos, como: o bom relacionamento com clientes, personalidade e humanização da sua marca, capacidade de resolução de problemas do seu cliente e conteúdos atrativos, por exemplo.
Para que tudo isso faça sentido e seja real, a presença digital demanda uma equipe alinhada para cuidar de todo esse universo dentro da sua marca. Ou seja, é preciso muita pesquisa, planejamento estratégico e de conteúdo, calendário de datas, definição de conceitos e campanhas, frequência de postagens, branding e disparo de e-mails marketing, para início de conversa.
Abaixo, listamos três canais de vendas que merecem a atenção da sua marca, seja ela qual for:
Redes Sociais
Atualmente é de caráter obrigatório que uma empresa tenha redes sociais. Instagram, Facebook, LinkedIn, Youtube, Twitter, Pinterest e até o Spotify são plataformas que você pode inserir a sua marca e tudo que tem relação com ela. Comece do básico, criando um perfil assertivo em cada uma delas. Assertivo significa usar todos os elementos e funções a seu favor.
Leia essa matéria e confira mais detalhes de como criar o perfil ideal para alavancar suas vendas no Instagram. Para escolher qual rede social tem mais fit com a sua marca é preciso fazer um estudo de personas e públicos que você deseja atingir, mas lembre-se de que, não basta ter apenas um perfil criado, é preciso que ele seja frequentemente atualizado e, para te ajudar nessa missão diária, alguns apps são fundamentais, como: CANVA, Unsplash, Buffer, Pixer Cut, Inshot, Repost, entre outros.
E-commerce
Em um cenário pós-pandemia, nos encontramos em um mundo diferente, principalmente em relação à facilidade e praticidade da internet como um facilitador para o seu negócio. Diante de um mundo em que as telas são protagonistas do nosso dia, é de extrema importância que a sua empresa esteja presente em algum momento. Seja nas redes sociais ou nos marketplaces, todos esses canais são utilizados para conversão de vendas, no entanto, no e-commerce, você oferece a oportunidade real de transações de bens e/ou serviços de forma eletrônica, segura e sem qualquer barreira impeditiva. Além de garantir um alcance bem maior para outros públicos e captação de novos leads. E as vantagens desse canal são inúmeras, confira abaixo:
- site dinâmico e personalizado;
- acesso a qualquer hora e local;
- sistema de vendas automatizado;
- redução do custo operacional;
- facilidade de visualização e acesso aos produtos;
- ferramenta necessária para incorporal a estratégia omnichannel.
Catálogo de Vendas
O Catálogo de Vendas é uma variação do e-commerce, afinal, suas funções são bem semelhantes; ambos servem como uma vitrine de produtos e têm como objetivo ajudar nas vendas do seu negócio. Muitos se lembram daquele catálogo impresso, com mais de 40 páginas e layouts bem definidos, porém, no mundo altamente digitalizado, não seria estranho encontrar esse mesmo catálogo em sua versão digital. Antes de torcer o nariz, saiba que, com a versão digitalizada, é possível explorar outras ferramentas e formatos, como a inclusão de vídeos e links, deixando a experiência do usuário muito mais divertida e interativa.
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Boas vendas!
[…] marca. Mas lembre-se, mesmo com essa etapa de criação simplificada, é recomendado que exista um cronograma de postagens, uma interação diária com seus clientes e seguidores e também uma análise mensal para avaliar […]